Advertisement

If you have an ACS member number, please enter it here so we can link this account to your membership. (optional)

ACS values your privacy. By submitting your information, you are gaining access to C&EN and subscribing to our weekly newsletter. We use the information you provide to make your reading experience better, and we will never sell your data to third party members.

ENJOY UNLIMITED ACCES TO C&EN

Infectious disease

C&EN em Português

O mapeamento de proteínas encontra 69 tratamentos potenciais para o COVID-19

Muitos são medicamentos aprovados pela FDA que podem ser reaproveitados

by Leigh Krietsch Boerner
March 30, 2020 | A version of this story appeared in Volume 98, Issue 12

 

A model of the CUL2ZYG11B complex that shows the predicted binding sites of the viral SARS-CoV-2 proteins.
Credit: John Gross and Xi Liu
Um modelo do complexo de proteínas humanas CUL2ZYG11B que mostra os locais de ligação previstos (vermelho) das proteínas SARS-CoV-2. As proteínas não envolvidas na ligação são mostradas em cores diferentes.

Acesse todo o conteúdo em português da C&EN em cenm.ag/portuguese.

Uma equipe de cientistas encontrou 69 candidatos a medicamentos que podem ajudar a tratar o COVID-19, a doença causada pela infecção do novo coronavírus SARS-CoV-2. Quarenta e um deles já foram aprovados pela Food and Drug Administration dos EUA ou estão atualmente em ensaios clínicos para outros usos, e podem estar mais rapidamente disponíveis para os pacientes se forem eficazes.

A equipe, liderada pelo biólogo molecular Nevan Krogan, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, identificou 332 proteínas às quais as proteínas do SARS-CoV-2 se ligam e usam para se replicar dentro do corpo humano (bioRxiv, 2020. DOI: 10.1101/2020.03.22.002386). Isso lhes permitiu identificar compostos que podem interferir na capacidade do vírus de interagir com as células. “Se a proteína viral estiver sequestrando as proteínas hospedeiras e nosso medicamento inibir essa proteína, estaremos negando ao vírus a capacidade de sequestrar essa proteína hospedeira”, diz o farmacologista molecular da UCSF Kevan Shokat. Atualmente, não há tratamentos aprovados para o COVID-19. A lista de medicamentos em potencial da equipe inclui medicamentos para diabetes, câncer e hipertensão, além da cloroquina, atualmente em testes clínicos. O remdesivir, um medicamento contra o ebola, que tem como alvo uma protease viral não alvo da triagem da UCSF, também está em ensaios clínicos.

A C&EN disponibilizou esta história e toda a sua cobertura da epidemia de coronavírus gratuitamente durante o surto para manter o público informado. Para apoiar nosso jornalismo, torne-se membro da ACS ou inscreva-se no boletim semanal da C&EN.

C&EN has made this story and all of its coverage of the coronavirus epidemic freely available during the outbreak to keep the public informed. To support our journalism, become a member of ACS or sign up for C&EN's weekly newsletter.

Logo após o surgimento do SARS-CoV-2, cientistas sequenciaram seu genoma; a equipe de Krogan fez o download em 24 de janeiro. Quando soube da transmissão comunitária na Califórnia, Krogan imediatamente parou de trabalhar em outros projetos e se concentrou no vírus. Os cientistas identificaram 29 genes virais correspondentes a 29 proteínas com as quais as proteínas humanas interagem. “Essencialmente, o que fizemos foi cortar o genoma viral em seus fragmentos de DNA individuais para que pudéssemos estudar as proteínas correspondentes isoladamente”, diz Krogan. A equipe então introduziu cada segmento de DNA em células renais humanas HEK293T e etiquetou cada proteína viral para permitir que os pesquisadores as fisgassem. “O vírus e as proteínas virais precisam de nossas proteínas para nos infectar”, diz Krogan. “Então, qual é essa maquinaria? Quais são essas proteínas?” A equipe conectou 26 das proteínas virais com 332 proteínas humanas.

Com esses dados em mãos, Krogan chamou os químicos para ajudar a encontrar pequenas moléculas que teriam como alvo as proteínas hospedeiras que eles identificaram. Juntamente com Shokat e Brian Shoichet, um biólogo computacional da UCSF, a equipe gerou a lista de medicamentos direcionados a uma ou outra das proteínas hospedeiras destacadas.

O grupo agora está testando os medicamentos candidatos nas células infectadas, na esperança de encontrar um que bloqueie a replicação viral sem efeitos colaterais prejudiciais. Cientistas do Hospital Mount Sinai, em Nova York, e do Instituto Pasteur, em Paris, estão atualmente realizando testes virais com os candidatos contra células infectadas por coronavírus.

O que normalmente leva alguns anos, a equipe concluiu em questão de semanas. Krogan diz que isso foi possível porque sua equipe colaborou com centenas de outros cientistas em 21 outros laboratórios.

A lista de compostos é um bom começo, diz Dennis Liotta, diretor executivo do Instituto Emory para o Desenvolvimento de Medicamentos, “mas há muito trabalho a ser feito para validar os alvos dos medicamentos”.

O artigo foi submetido para publicação em uma revista revisada por pares.

Essas traduções são parte da colaboração entre C&EN e a Sociedade Brasileira de Química. A versão original (em inglês) deste artigo está disponível aqui.

Article:

This article has been sent to the following recipient:

1 /1 FREE ARTICLES LEFT THIS MONTH Remaining
Chemistry matters. Join us to get the news you need.