Credit: Cortesia de María Magdalena Arréllaga
María Magdalena Arréllaga
María Magdalena Arréllaga é uma fotógrafa paraguaio-americana independente e contadora de histórias visuais radicada no Brasil. Arréllaga atua em trabalhos e projetos relacionados a questões sociais, de gênero, políticas e ambientais na América Latina. Seu trabalho pessoal é centrado em histórias e projetos que buscam respostas para questões sociais e ambientais de nosso tempo através de uma perspectiva humanística. Quando não está trabalhando, é provável que esteja escalando montanhas.
Credit: Cortesia de Yunuen Bonaparte
Yunuen Bonaparte é uma editora de fotos independente, residente em Nova York, apaixonada por contar histórias visuais. Atualmente, ela edita fotos para as plataformas on-line Palabra e Narratively. Seu fotojornalismo foi publicado em publicações conceituadas, incluindo Washington Post, Hechinger Report, Al Día News, El Universal e Americas Quarterly, entre outras. Nascida no México, Bonaparte traz sua perspectiva singular de imigrante para seu trabalho, enriquecendo cada história que ajuda a contar.
Credit: Cortesia de Jess Deeks
Jess Deeks é uma fotógrafa residente em Ottawa, Ontário, especializada em retratos para clientes comerciais e editoriais. Seu trabalho já foi apresentado no New York Times, Washington Post e Wall Street Journal, entre outros. Ela adora colaborar em projetos relacionados aos campos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), às artes e à condição humana. Em seu tempo livre, gosta de andar de skate, passar tempo com patos e ouvir podcasts como We Can Do Hard Things e On Being.
Credit: Cortesia de Luis Manuel Diaz
Luis Manuel Diaz é um artista visual nascido no México que trabalha com fotografia. A partir da história pessoal e comunitária, sua prática examina o lar pós-migração, a cidadania e o trabalho. Atualmente, Diaz mora em New Haven, Connecticut, onde é estudante de mestrado em fotografia na Yale School of Art.
Credit: Cortesia de Elisa Ferrari
Elisa Ferrari é uma contadora de histórias visuais argentino-americana que vive em Los Angeles. Ela é uma exploradora porta-voz National Geographic e pós-graduada pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e pela Universidade do Texas, em Austin, onde estudou artes liberais e etnomusicologia. Ferrari é concluiu o Eddie Adams Workshop XXVII e membro do Authority Collective, Diversify Photo e Women Photograph.
Credit: Cortesia de Luisa Forain
Luisa Forain é uma tradutora freelancer e bióloga brasileira que mora no Rio de Janeiro. Ela tem experiência em produção de mudas nativas da Mata Atlântica e reflorestamento. Atualmente, trabalha principalmente com tradução de artigos científicos e de jornalismo científico. Também é voluntária como linguista humanitária com a Translators Without Borders para várias ONGs nas áreas de assistência em situações de crise, saúde e educação. Sua verdadeira felicidade é estar cercada por animais e pela natureza.
Credit: Cortesia de Yessenia Funes
Yessenia Funes é uma jornalista ambiental independente, latina e queer, residente na cidade de Nova York. Atualmente, é editora geral da Atmos, revista independente sobre o clima. Seus textos já foram publicados em diversas mídias, como Vox, the Guardian, Scientific American, Vogue, Yale Climate Connections, entre outras.
Credit: Cortesia de Fernando Gomollón Bel
Fernando Gomollón Bel é um químico e comunicador científico espanhol. Ele é cofundador da Agata Communications, empresa especializada em comunicação e divulgação científica. Trabalha como redator freelancer para várias publicações e sociedades científicas, incluindo a Chemistry World e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).
Credit: Cortesia de Roberto González
Roberto González é um jornalista científico freelancer que vive na Cidade do México. Ele se concentra em escrever sobre a América Latina e o Caribe e a interseção entre ciência, saúde e direitos ambientais. Seu trabalho foi apresentado na Science, New Scientist, Eos e SciDev.Net, entre outros meios. Ele adora andar pela cidade em sua bicicleta fixie, especialmente quando está a caminho de uma cafeteria.
Credit: Zara Tzanev
Jodi Hilton é uma fotógrafa freelancer que vive em Cambridge, Massachusetts. Seu trabalho foi publicado em diversos veículos, principalmente no New York Times, Der Spiegel, Le Monde e National Geographic. Ela é mestre em jornalismo pela Universidade de Missouri. Seu trabalho pessoal e voluntário é voltado para migração e comunidades marginalizadas.
Credit: Cortesia de Matías A. Loewy
Matías A. Loewy é um jornalista científico freelancer, farmacêutico e ex-professor de química residente em Buenos Aires. Ele aborda tópicos de ciência e saúde há cerca de 30 anos. Anteriormente, foi editor de ciência e medicina na revista semanal argentina Noticias e editor sênior da Newsweek Argentina. É editor externo da organização de notícias científicas Agência Nacional de Promoção Científica e Tecnológica Argentina-Instituto Leloir e colaborador da unidade de divulgação do Instituto de Eficácia Clínica e Política de Saúde. Seu trabalho já foi publicado em diversos veículos de comunicação, incluindo Medscape, CNN Interactive, Reuters Health, Knowable Magazine, La Nación, Infobae e Forbes Argentina, entre outros. Em 2017, ele recebeu o Prêmio Konex como um dos cinco jornalistas científicos argentinos mais proeminentes da década. Ele é o autor de Inmortalidad, um livro sobre pesquisa acerca da longevidade e da “vida eterna”. Infelizmente, ele acha que não conseguirá atingir este segundo tema.
Credit: Cortesia de Alejandra Manjarrez
Alejandra Manjarrez é uma jornalista científica freelancer que mora (na maior parte do tempo) na Cidade do México. Seu trabalho já circulou nas publicações Drug Discovery News, Science, Scientific American e The Atlantic, entre outras.
Credit: Cortesia de Tamara Merino
Tamara Merino, radicada no Chile, é uma fotógrafa documental e contadora de histórias visuais que se concentra em comunidades subterrâneas, identidade, direitos humanos, meio ambiente e mudanças climáticas. O trabalho de Merino foi apresentado em várias publicações em todo o mundo, incluindo a National Geographic, o New York Times e a revista Time. Merino foi reconhecida como integrante dos Exploradores Emergentes de 2020 da National Geographic Society e recebeu o Prêmio Inge Morath de 2020 da Fundação Magnum. Suas fotografias foram exibidas em todo o mundo.
Credit: Cortesia de Manny Morone
Manny I. Fox Morone é editor sênior da C&EN há algum tempo. Ele coliderou o projeto Trailblazers 2024 e costuma desenvolver e editar matérias de repórteres freelancers sobre o mundo molecular. Morone nasceu na Argentina, cresceu em Illinois e atualmente está definhando em Washington, DC.
Credit: Violette Franchi
Ximena Natera é uma fotojornalista que nasceu e cresceu na Cidade do México e atualmente mora em Oakland na Califórnia. Temas de resiliência e memória coletiva norteiam seu trabalho. Ela se formou no Centro Internacional de Fotografia e na Escola de Jornalismo Carlos Septién García. Foi bolsista da Fundação García Márquez e da International Women’s Media Foundation.
Credit: Cortesia de Carlos Osorio
Carlos Osorio é um premiado fotógrafo salvadorenho-canadense que dedicou mais de 13 anos ao Toronto Star. Como parte de uma equipe da Reuters, ele foi finalista do Prêmio Pulitzer de 2022 em fotografia de reportagem pelo trabalho de cobertura da crise climática. Ele trabalhou em reportagens sobre o comércio de drogas e a crise de opioides na América do Norte, crianças tentando escapar da violência em El Salvador e refugiados e outras comunidades marginalizadas em Toronto.
Credit: Cortesia de Lauren Petracca
Lauren Petracca é uma fotojornalista freelancer que mora em Rochester, Nova York, e trabalha com clientes editoriais e sem fins lucrativos. Ela faz uso da fotografia ao examinar a frágil relação entre as pessoas e o meio ambiente e como as mudanças climáticas e as práticas ambientais afetam a cultura, a vida cotidiana e a saúde mental. Seu trabalho já apareceu em veículos como New York Times, CNN, na Associated Press, Washington Post, Wall Street Journal e Mother Jones. Algumas das organizações sem fins lucrativos das quais já atuou como parceira incluem a Earthjustice, o Southern Environmental Law Center, a AARP e a Songwriting With: Soldiers.
Credit: Cortesia de Eddie Quinones
Eddie Quinones é um fotógrafo freelancer que atua em Chicago e no noroeste do estado de Indiana. Ele é bacharel em estudos internacionais pela Universidade Estadual de Ohio e posteriormente estudou fotojornalismo na Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri. Quando não está andando por aí com sua câmera, é possível encontrá-lo ouvindo podcasts ou rádio AM e/ou tomando café preto e forte.
Credit: Cortesia de Alejandra Rajal
Alejandra Rajal é uma fotógrafa documental freelancer mexicana. Ela é membro da organização Women Photograph e da comunidade Diversify Photo. Seu trabalho tem como foco buscar entender como os seres humanos se conectam com o mundo que habitamos e as complexidades que envolvem os sistemas de crenças em histórias sobre mudanças climáticas, drogas, gênero, religião e violência. Rajal conquistou bolsas da International Women’s Media Foundation, da National Geographic Society e da Fujifilm, e colabora regularmente com veículos de mídia nas Américas e na Europa.
Credit: CAS Future Leaders Program
Bec Roldan é jornalista de ciência multimídia com interesse em todos os assuntos relacionados à química e já escreveu para veículos como Science e NPR.org. Tem doutorado em química pela Universidade de Michigan.
Credit: Tayná Gonçalves
Malena Beatriz Stariolo é uma jornalista científica residente na cidade de São Paulo e ganhadora da bolsa de estudos EurekAlert! 2023. Ela é repórter do Jornal da Unesp, abordando pesquisas realizadas na Universidade Estadual Paulista e escrevendo sobre física, paleontologia, química e inteligência artificial. Seus principais temas de interesse são assuntos ambientais e mudanças climáticas, com foco nos aspectos sociais. Anteriormente, foi coordenadora de comunicação científica do International Centre for Theoretical Physics South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR), onde produziu podcasts, vídeos e projetos multimídia que exploram o mundo da física.
Credit: Cortesia de Sara Stathas
Sara Stathas é uma fotógrafa comercial e editorial residente em Milwaukee, Wisconsin. Ela passou mais de 20 anos criando retratos para acompanhar histórias de interesse humano para uma série de clientes, incluindo o New York Times e as revistas Rolling Stone e Time, além de trabalhos publicitários para marcas como US Bank e ZipRecruiter.
Credit: Ana Buitron
Karen Toro é fotógrafa documental e jornalista visual freelancer. Seu trabalho explora temas de direitos humanos, justiça social, questões ambientais, educação e gênero. Karen Toro é colaboradora regular da Reuters, da Bloomberg e do El País. Ela também trabalhou com a Anistia Internacional, as Nações Unidas Mulheres, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, a Amazon Watch e a Amazon Frontlines, entre outras entidades. Seu trabalho foi exibido em países como Argentina, Uruguai, Reino Unido, Chile e Equador.
Credit: Cortesia de César A. Urbina Blanco
César A. Urbina Blanco é um químico e consultor venezuelano que trabalha para a Prophecy Labs, uma empresa que atua na interseção de inteligência artificial, tecnologias da informação e química verde. Ele também é um grande defensor da comunicação científica, bem como da diversidade e da equidade nas profissões de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Credit: Cortesia de Laura Vargas-Parada
Laura Vargas-Parada é uma escritora científica freelancer que vive na Cidade do México. É formada pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e pela Universidade Nacional Autônoma do México. Escreve principalmente sobre biomedicina, mas também trata de meio ambiente, tecnologia e outros temas científicos. Seu trabalho já foi publicado na Nature, El Economista (México) e La Crónica de Hoy.
Credit: Cortesia de Krystal Vasquez
Krystal Vasquez é editora associada e repórter de política científica da C&EN. Vasquez foi colíder do projeto Trailblazers deste ano. Ela também aborda diversos tópicos de notícias, desde política ambiental até diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na ciência.
Credit: Catalina Carrasquilla
Andrés Velásquez-Güechá é um jornalista freelancer baseado em Bogotá na Colômbia. Com histórias curtas e entrevistas pouco tradicionais em vídeo, Velásquez-Güechá mescla ciência, literatura e mídias para criar novos artigos e vídeos de comunicação. Suas entrevistas podem ser encontradas no canal do YouTube do Conselho Profissional de Química da Colômbia. Em seu tempo livre, ele gosta de ler, escrever e jogar tênis.
Credit: Cortesia de Vidal Valero
Myriam Vidal Valero é repórter freelancer e atua na Cidade do México e em Nova York. Vidal escreve sobre assuntos gerais de ciência, saúde e meio ambiente. Seu trabalho já foi publicado na Nature, Inside Climate News, Slate, New York Times e Cancer World, entre outros.
Chemical & Engineering News
ISSN 0009-2347
Copyright © 2025 American Chemical Society
Sign up for C&EN's must-read weekly newsletter
Join the conversation
Contact the reporter
Submit a Letter to the Editor for publication
Engage with us on X