Advertisement

Prêmios para as Mulheres Brasileiras em Química e Ciências Relacionadas 2019

Patrocinado por e

A American Chemical Society (ACS) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) têm o prazer de anunciar pelo segundo ano consecutivo o prêmio Women in Chemistry and Related Sciences, patrocinado pelo CAS, uma divisão da ACS, e pela Chemical & Engineering News (C&EN).

As seguintes sociedades e associações são apoiadoras do prêmio: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), Associação Brasileira de Ciências Farmacéuticas (ABCF), Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) e Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).

Com a segunda versão desse prêmio, a ACS e a SBQ pretendem promover a igualdade entre gêneros na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) no Brasil, e também desenvolver esforços para uma perspectiva mais avançada na compreensão do impacto da diversidade em investigação científica e na área da química, em geral.

Como tal, o prêmio visa reconhecer as mulheres cientistas que tenham alcançado feitos e contribuições para a química e ciências relacionadas. Usamos uma definição inclusiva de 'mulher' e 'feminilidade', e damos as boas vindas a mulheres transexuais ou a pessoas não binárias que estejam significativamente identificadas com a feminilidade para que possam concorrer a este prêmio.

O prêmio está enquadrado em três categorias:

  • Líder emergente na química e ciências relacionadas – Este prêmio reconhece os feitos de uma notável jovem cientista na química e ciências relacionadas ou empreendedora. Esta excepcional cientista terá até 40 anos de idade, e não terá concluído o seu doutoramento há mais de 10 anos.
  • Liderança na indústria – Este prêmio reconhece um indivíduo que trabalhe nas indústrias química, farmacêutica ou biotecnologia cuja investigação e inovações criativas tenham levado a descobertas que tenham contribuído para o sucesso comercial, e consequentemente, para o benefício da comunidade e sociedade.
  • Liderança na academia – Este prêmio reconhece uma pessoa com um percurso consolidado no meio acadêmico que tenha alcançado uma contribuição importante, com um impacto global e social, para a investigação científica em química ou outra ciência relacionada.

O prêmio será patrocinado pela C&EN e CAS, sendo que cada uma das três vencedoras irá receber:

  • Um prêmio monetário no valor de $2,000 USD
  • Um ID de SciFinder válido por 3 anos
  • Adesão à ACS por um período de 3 anos
  • Certificado de prêmio
  • Cobertura na C&EN

As indicações para o prêmio de 2019 estarão abertas até o dia 31 de Agosto. Um painel de juízes analisará todas as indicações enviadas. O painel inclui: o presidente da SBQ, Norberto Peporine Lopes; o presidente do capítulo internacional da ACS no Brasil, Igor Dias Jurberg; Mary Kirchhoff, vice-presidente executiva de avanços científicos da ACS e membros da diretoria das seguintes sociedades e associações: ABC, SBFTE, ABCF, SBFgnosia e ABIQUIM.

O painel concederá prêmios nas três categorias existentes mediante a consideração de critérios como número de patentes ou publicações,* envolvimento em atividades de divulgação científica, atividades de voluntariado, premiações, participações como membro em sociedade ou associação científica, qualidade científica das publicações**, impacto de suas pesquisas para o avanço das ciências químicas e relacionadas para proporcionar um benefício maior à sociedade, criação de empresa ou envolvimento com start up e inovação.*** Cada um desses fatores terá o mesmo peso e ao final, a soma de todos os critérios irá eleger as 3 finalistas de cada categoria. A partir dessa seleção, as nove finalistas terão suas publicações analisadas pelo time Editorial do Chemical Abstracts Service localizado em Columbus, Ohio, o qual irá eleger por critérios de qualidade científica a finalista em cada categoria. Os prêmios serão apresentados num simpósio que celebrará a diversidade na ciência. Como parte do programa, os vencedores mostrarão não apenas a sua ciência, mas também todas as suas contribuições para as ciências químicas no Brasil.

Organizações que apoiam:

 

Para questões relacionadas com o prêmio ou com o simpósio, por favor contacte Denise Ferreira (DFerreira@acs-i.org)

*, ** O time Editorial do Chemical Abstracts Service irá avaliar o número total de publicações científicas e de patentes bem como a qualidade das mesmas. Essa avaliação levará em consideração fatores como: diversificação do assuntos publicações; qualidade do conteúdo escrito; fator de impacto das revistas; número de citações dentre outros.

*** Para a categoria líder emergente.

 

If you have an ACS member number, please enter it here so we can link this account to your membership. (optional)

ACS values your privacy. By submitting your information, you are gaining access to C&EN and subscribing to our weekly newsletter. We use the information you provide to make your reading experience better, and we will never sell your data to third party members.

ENJOY UNLIMITED ACCES TO C&EN