Advertisement

If you have an ACS member number, please enter it here so we can link this account to your membership. (optional)

ACS values your privacy. By submitting your information, you are gaining access to C&EN and subscribing to our weekly newsletter. We use the information you provide to make your reading experience better, and we will never sell your data to third party members.

ENJOY UNLIMITED ACCES TO C&EN

Synthesis

C&EN em Português

Os químicos fazem matrizes de azidas prontas para a química de clique de forma eficiente e segura

A reação converte aminas primárias em azidas para fazer grandes bibliotecas de compostos

by Bethany Halford
October 7, 2019 | A version of this story appeared in Volume 97, Issue 39

A synthetic scheme that shows the synthesis of an azide from a primary amine using fluorosulfuryl azide.
O time de Jiajia Dong e K. Barry Sharpless usa um sal triflato de fluorossulfuril imidazolônio para fazer azida de fluorossulfuril, que reage com aminas primárias para formar azidas.

Acesse todo o conteúdo em português da C&EN em cenm.ag/portuguese.

Uma nova reação que produz azidas a partir de praticamente qualquer amina primária dá aos químicos a capacidade de criar vastas bibliotecas de compostos prontos para a química de cliques. A transformação, descoberta por Jiajia Dong do Shanghai Institute of Organic Chemistry, K. Barry Sharpless da Scripps Research na Califórnia, e colegas, terá aplicações em muitos campos, incluindo síntese orgânica, química medicinal, biologia química e ciência dos materiais.

A química Click, na qual dois compostos altamente reativos são montados de forma confiável e sem subprodutos, tem sido uma ferramenta valiosa em muitos campos. A mais popular das reações de clique, a cicloadição azida-alcino catalisada pelo cobre (I), ou CuAAC, é comumente usada por biólogos químicos, cientistas de materiais e químicos de polímeros. CuAAC une uma azida e um alquino para formar um 1,2,3-triazol que conecta duas entidades moleculares diferentes.

Tão útil como o CuAAC tem sido para os cientistas, sintetizar a azida não é trivial. A azida trífllica, um reagente popular para a produção de azidas a partir de aminas primárias, demora muito tempo a reagir mesmo com a ajuda de um catalisador metálico e é tóxica. Além disso, tanto a azida trífllica como outro reagente popular, o cloridrato de imidazol-1-sulfonil azida, representam risco de explosão. Dong, Sharpless e colegas argumentaram que qualquer reagente que fosse bom a produzir azidas teria também de ser altamente reativo, o que o tornaria propenso a explosão quando armazenado.

Ao trabalhar em uma reação completamente diferente, os investigadores descobriram que a azida de fluorossulfuril poderia transformar aminas primárias em azidas em questão de minutos—uma propriedade que eles perceberam que poderia ajudá-los a criar compostos para a química de clique.

A azida de fluorossulfuril não precisa ser purificada ou armazenada porque são geradas no frasco de reação diretamente de um sal triflato de fluorossulfuril imidazolônio e azida de sódio. Assim, evitam qualquer risco de explosão. Além disso, os testes de toxicidade em roedores mostram que o sal triflato inicial apresenta um risco mínimo de toxicidade (Nature 2019, DOI: 10.1038/s41586-019-1589-1).

“Com a introdução da química clique, em particular CuAAC, as azidas tornaram-se um grupo funcional extremamente valioso”, diz Valentin Wittmann, professor de química na Universidade de Konstanz, que estudou métodos para fabricar azidas. O relatório de Dong e Sharpless, diz ele, representa um passo importante para preparar as azidas de forma segura e eficiente.

“Parece ser uma via simples e confiável para um conjunto diversificado de azidas”, diz Ethan Goddard-Borger, biólogo químico do Walter and Eliza Hall Institute of Medical Research. “Só o tempo e a experiência coletiva da comunidade química revelarão a utilidade do novo método. Meu laboratório certamente vai tentar.”

Dong diz que a nova reação torna possível criar bibliotecas de azidas compostas de 1.200 compostos. Ele espera que a reação acelere a descoberta de novas moléculas úteis, particularmente farmacêuticas, usando química clique. Essa visão já está tomando forma, diz Mike Petrassi, vice-presidente de química medicinal da Calibr, um instituto de investigação biomédica. Ele diz que as bibliotecas de 1,2,3-triazóis feitas através do método de Dong e Sharpless já produziram um composto prometedor para combater a tuberculose.

Essas traduções são parte da colaboração entre C&EN e a Sociedade Brasileira de Química. A versão original (em inglês) deste artigo está disponível aqui.

Article:

This article has been sent to the following recipient:

0 /1 FREE ARTICLES LEFT THIS MONTH Remaining
Chemistry matters. Join us to get the news you need.