Advertisement

If you have an ACS member number, please enter it here so we can link this account to your membership. (optional)

ACS values your privacy. By submitting your information, you are gaining access to C&EN and subscribing to our weekly newsletter. We use the information you provide to make your reading experience better, and we will never sell your data to third party members.

ENJOY UNLIMITED ACCES TO C&EN

Awards

C&EN em Português

ACS e SBQ apresentam prêmios Mulheres Brasileiras na Química

As homenageadas serão reconhecidas durante a reunião anual virtual da Sociedade Brasileira de Química no fim do mês

by Alexandra A. Taylor
November 4, 2021

 

Photos of Rafaela Salgado Ferreira, Nubia Boechat, and Marília Oliveira Fonseca Goulart.
Credit: Courtesy of Rafaela Salgado Ferreira, Nubia Boechat, and Marília Oliveira Fonseca Goulart

Acesse todo o conteúdo em português da C&EN em cenm.ag/portuguese.

A American Chemical Society e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) concederam o prêmio Mulheres Brasileiras na Química e Ciências Afins de 2021 a três mulheres cientistas no Brasil: Rafaela Salgado Ferreira, da Universidade Federal de Minas Gerais, Nubia Boechat, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Marília Oliveira Fonseca Goulart, da Universidade Federal de Alagoas.

A premiação é patrocinada pela C&EN e CAS, divisão da American Chemical Society, sendo organizada pela SBQ e pela ACS (ACS publica a C&EN). Seu objetivo é promover a igualdade de gênero em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) no Brasil e avançar na compreensão do impacto da diversidade na pesquisa científica e no campo da química.

“É uma grande honra assistir à crescente aceitação e reconhecimento do prêmio neste país, com um número maior de inscritas, ano a ano. Isso demonstra a importância desse reconhecimento para as mulheres na comunidade científica e reforça o compromisso da ACS em premiar as contribuições de mulheres cientistas no Brasil”, afirma Denise Ferreira, gerente nacional do CAS para o Brasil. “Neste ano, em especial, ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) são apontadas como um dos pilares para o avanço da inovação no país, segundo a Política Nacional de Inovação do Brasil. Estamos muito satisfeitos com o reconhecimento de que o estímulo em STEM tem um impacto direto na inovação neste país.”

Cada vencedora receberá um prêmio em dinheiro de US$ 2.000, um ID SciFinder válido por 3 anos, assinatura gratuita da ACS por 3 anos, um certificado de premiação e um troféu. As vencedoras serão homenageadas em um evento virtual em 23 de novembro, durante a reunião anual da SBQ.

“2021 marca a quarta edição do Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, e estou orgulhosa de que em poucos anos essa iniciativa rapidamente se tornou uma verdadeira celebração da química brasileira”, diz Bibiana Campos Seijo, editora-chefe da C&EN e vice-presidente do C&EN Media Group. “Esta parceria entre ACS e SBQ não para de crescer e este ano recebemos um número recorde de inscrições vindas de todos os cantos do país e representando todas as disciplinas dentro do empreendedorismo químico.”

A photo of Rafaela Salgado Ferreira.
Credit: Courtesy of Rafaela Salgado Ferreira
Rafaela Salgado Ferreira

Ferreira é a vencedora na categoria Líder Emergente. Este prêmio “reconhece as realizações de uma jovem cientista química ou empreendedora de destaque. Esta cientista excepcional terá menos de 40 anos e não mais do que 10 anos antes de receber um doutorado.” Ela está sendo homenageada por sua pesquisa em química medicinal com foco no design racional de medicamentos para o tratamento de doenças negligenciadas e emergentes. Ferreira tem contribuído para a descoberta de novas classes de inibidores enzimáticos como potenciais tratamentos para doenças parasitárias e infecções virais, o desenvolvimento de ferramentas computacionais para o planejamento de medicamentos e a validação e caracterização de alvos terapêuticos.

A photo of Nubia Boechat.
Credit: Courtesy of Nubia Boechat
Nubia Boechat

Boechat é a vencedora na categoria Liderança na Indústria. Este prêmio “reconhece uma mulher que trabalha no setor químico, cujas pesquisas e inovações criativas levaram a descobertas que contribuíram para o sucesso comercial e para o bem da comunidade e da sociedade.” Andrade é vice-diretora de educação, pesquisa e inovação da Fiocruz, onde coordena projetos estratégicos de novos medicamentos para o tratamento de doenças negligenciadas, leucemia e AIDS. Ela também está envolvida na implantação do Centro Nacional de Referência em Síntese de Medicamentos da Fiocruz.

A photo of Marília Oliveira Fonseca Goulart.
Credit: Courtesy of Marília Oliveira Fonseca Goulart
Marília Oliveira Fonseca Goulart

Goulart é a vencedora na categoria Liderança na Academia. Este prêmio “reconhece uma acadêmica consagrada que contribuiu de maneira importante, com um impacto global e social, para a pesquisa científica em química ou em ciências relacionadas.” Seu trabalho abrange áreas como mecanismos redox de compostos biologicamente ativos, sensores químicos, análise nutracêutica, biomarcadores de estresse oxidativo e produtos naturais.

Para mais informações, visite a página do prêmio. As indicações para os prêmios de 2022 serão abertas em julho.

Essas traduções são parte da colaboração entre C&EN e a Sociedade Brasileira de Química. A versão original (em inglês) deste artigo está disponível aqui.

Article:

This article has been sent to the following recipient:

0 /1 FREE ARTICLES LEFT THIS MONTH Remaining
Chemistry matters. Join us to get the news you need.