Advertisement

If you have an ACS member number, please enter it here so we can link this account to your membership. (optional)

ACS values your privacy. By submitting your information, you are gaining access to C&EN and subscribing to our weekly newsletter. We use the information you provide to make your reading experience better, and we will never sell your data to third party members.

ENJOY UNLIMITED ACCES TO C&EN

Awards

C&EN em Português

Novo prêmio homenageia mulheres latino-americanas na ciência

by Alexandra A. Taylor
October 25, 2021 | A version of this story appeared in Volume 99, Issue 39

 

Acesse todo o conteúdo em português da C&EN em cenm.ag/portuguese.

Três mulheres cientistas da América Latina foram homenageadas com o novo Prêmio 2021 Mulheres Latino-Americanas na Química.

A photo of Clarissa Piccinin Frizzo.
Credit: Courtesy of Clarissa Piccinin Frizzo
Clarissa Piccinin Frizzo
A photo of Hilda Elisa Garay Pérez.
Credit: Courtesy of Hilda Elisa Garay Pérez
Hilda Elisa Garay Pérez
A photo of Marta Irene Litter.
Credit: Courtesy of Marta Irene Litter
Marta Irene Litter

As vencedoras são Clarissa Piccinin Frizzo, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Hilda Elisa Garay Pérez, do Centro de Ingeniería Genética y Biotecnología em BioCubaFarma, e Marta Irene Litter, do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) da Argentina. María Julia Culzoni, da Universidad Nacional del Litoral e do CONICET, Fabiana del Valle Sánchez, da Noroeste Nutrición, e Vanderlan da Silva Bolzani, do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP), receberam reconhecimentos especiais. As vencedoras foram anunciadas em 15 de outubro, durante o 34º Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ 2020) e serão homenageadas em um evento virtual no dia 16 de novembro.

Os prêmios têm como objetivo promover a igualdade de gênero nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática na América Latina, além de destacar o impacto da diversidade na pesquisa científica no campo da química. Eles são uma expansão do Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, realizado pela primeira vez em 2018. Os novos prêmios são apresentados pela American Chemical Society e pela Federação Latinoamericana de Química (FLAQ), patrocinados pela Colombian Society of Chemical Sciences (SCCQ); pela CAS, uma divisão da ACS; e pela Chemical & Engineering News. Cada vencedora recebe um prêmio em dinheiro de $ 2.000, um SciFinder ID válido por 1 ano, uma associação da ACS de 3 anos, um certificado e uma assinatura gratuita de um curso, através do ACS Institute.

“A primeira edição do prêmio Mulheres Latino-Americanas na Química, no âmbito do CLAQ 2020, foi a melhor oportunidade de mostrar a enorme quantidade de trabalhos científicos incríveis que muitas mulheres da América Latina prepararam nas últimas quatro décadas”, diz Diana Cristina Sinuco León, presidente da SCCQ e da FLAQ. “Foram quase 80 indicadas em três categorias: 7 para Líder do Setor, 34 para Líder Acadêmico e 37 para Líder Emergente em Química”.

“Estou muito feliz que a FLAQ e a ACS se juntaram para apresentar o Prêmio Mulheres Latino-Americanas na Química. Essa colaboração entre sociedades irmãs no continente já vem de longa data, e fico muito feliz com o fato de que celebrar a diversidade e promover a igualdade nas ciências químicas sejam alguns dos principais temas da parceria”, afirma Bibiana Campos Seijo, editora-chefe da C&EN. “E a primeira edição do prêmio superou minhas expectativas em termos de apoio e participação da comunidade. Os jurados ficaram tão impressionados com a qualidade das indicações que eles decidiram conceder reconhecimentos especiais nas três categorias. A América Latina tem talento de sobra”.

Piccinin Frizzo foi a vencedora na categoria Líder Emergente em Química. O prêmio reconhece as realizações de uma jovem cientista química ou empresária notável com menos de 45 anos e não mais do que 10 anos após obter um PhD. Piccinin Frizzo também foi premiada como Líder Emergente em Química e Ciências Relacionadas no prêmio Mulheres Brasileiras na Química em 2018. Ela está sendo homenageada por sua liderança no projeto, síntese e caracterização das propriedades físicas de líquidos iônicos e sua aplicação como biomateriais.

Garay Pérez foi a vencedora na categoria Líder do Setor. O prêmio reconhece uma indivídua que trabalha no setor químico, cujas pesquisas e inovações criativas levaram a descobertas que contribuíram para o sucesso comercial e para o bem da comunidade e da sociedade. Garay Pérez é reconhecida por seu trabalho na síntese química de peptídeos e suas modificações - particularmente para o desenvolvimento de peptídeos terapêuticos para câncer, doenças infecciosas, doenças autoimunes e como vacinas terapêuticas e profiláticas. Garay Pérez participou do desenvolvimento do peptídeo CIGB-258, que inibe a hiperinflamação em pacientes com COVID-19. O tratamento recebeu uma autorização de uso emergencial para tratar pacientes graves e críticos em Cuba e em outros países latino-americanos.

Litter foi a vencedora na categoria Líder Acadêmico. O prêmio reconhece uma acadêmica consagrada que contribuiu de maneira importante em um impacto global e social na pesquisa científica em química ou em uma ciência relacionada. Litter é reconhecida por seu trabalho em novas tecnologias para a remoção de metais da água através de estudos dos processos avançados de redução-oxidação.

Os prêmios serão oferecidos a cada 2 anos junto com a conferência CLAQ. As indicações para a segunda edição dos prêmios começarão em junho de 2022.

Envie avisos de premiações para acsnews.cen@acs.org..

Essas traduções são parte da colaboração entre C&EN e a Sociedade Brasileira de Química. A versão original (em inglês) deste artigo está disponível aqui.

Advertisement

Article:

This article has been sent to the following recipient:

0 /1 FREE ARTICLES LEFT THIS MONTH Remaining
Chemistry matters. Join us to get the news you need.