Advertisement

If you have an ACS member number, please enter it here so we can link this account to your membership. (optional)

ACS values your privacy. By submitting your information, you are gaining access to C&EN and subscribing to our weekly newsletter. We use the information you provide to make your reading experience better, and we will never sell your data to third party members.

ENJOY UNLIMITED ACCES TO C&EN

ACS Meeting News

C&EN em Português

A Pfizer apresenta seu inibidor oral da SARS-CoV-2

O antiviral candidato é o primeiro composto administrado por via oral a entrar em ensaios clínicos que têm como alvo a principal protease do vírus

by Bethany Halford
April 12, 2021 | A version of this story appeared in Volume 99, Issue 13

Acesse todo o conteúdo em português da C&EN em cenm.ag/portuguese.

A farmacêutica Pfizer divulgou o seu candidato clínico antiviral oral COVID-19 PF-07321332 na terça-feira na reunião da American Chemical Society Spring 2021. O composto, que está atualmente em testes clínicos de Fase 1, é o primeiro composto administrado por via oral na clínica que tem como alvo a protease principal (também chamada de protease 3CL) do SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19. Ao inibir a protease principal, o PF-07321332 impede o vírus de clivar longas cadeias de proteínas nas partes de que necessita para se reproduzir. Dafydd Owen, diretor de química medicinal da Pfizer, apresentou o composto em um simpósio da Divisão de Química Medicinal.

Structure of PF-07321332.

No ano passado, a Pfizer relatou o PF-07304814, um inibidor de molécula pequena diferente da principal protease do SARS-CoV-2. O trabalho para desenvolver esse composto começou durante o surto 2002-2003 do SARS-CoV, síndrome respiratória aguda grave. Mas essa molécula só pode ser administrada por via intravenosa, o que limita seu uso a ambientes hospitalares.

Como o PF-07321332 pode ser administrado por via oral, como um comprimido ou cápsula, ele pode ser administrado fora dos hospitais se for comprovada a sua segurança e eficácia. Pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2 podem tomá-lo como medida preventiva, por exemplo.

“Em um futuro próximo, estimamos que observaremos surtos contínuos da COVID-19. E, portanto, como acontece com todas as pandemias virais, é importante termos uma caixa de ferramentas completa sobre como lidar com isso”, disse Charlotte Allerton, chefe de design de medicamentos da Pfizer, à C&EN.

O PF-07321332 foi desenvolvido do zero durante a atual pandemia. É um inibidor covalente reversível que reage com um dos principais resíduos de cisteína da protease. Owen também discutiu a química envolvida na ampliação do composto. Os primeiros 7 mg do composto foram sintetizados no final de julho de 2020. Incentivada pelos primeiros dados biológicos, a equipe da Pfizer teve como objetivo ampliar a síntese. No final de outubro, eles haviam produzido 100 g do composto. Apenas duas semanas depois, os químicos aumentaram a síntese para mais de 1 kg. Owen disse que 210 pesquisadores trabalharam no projeto.

Ana Martinez, que estuda os tratamentos de COVID-19 no CSIC do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha e também se apresentou durante o simpósio, disse à C&EN que ter um antiviral para a COVID-19 é de importância crítica. Ela antecipa ansiosamente os dados de segurança e eficácia dos ensaios de PF-07321332. “Esperamos ter um novo medicamento para lutar contra a COVID-19”, disse Martinez. E, como a molécula tem como alvo a protease principal, ela disse que isso pode ser útil para combater outros coronavírus e prevenir futuras pandemias.

Essas traduções são parte da colaboração entre C&EN e a Sociedade Brasileira de Química. A versão original (em inglês) deste artigo está disponível aqui.

Advertisement

Article:

This article has been sent to the following recipient:

1 /1 FREE ARTICLES LEFT THIS MONTH Remaining
Chemistry matters. Join us to get the news you need.